1
2
3
4
5
6
7
8
9
10 A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos. A facilidade de aplicação, pela simplicidade do processo e a excelente sensibilidade na detecção de descontinuidades superficiais. A facilidade de utilização do ensaio em peças de grandes dimensões, em locais de difícil acesso, em instalações industriais, em manutenções preventivas de complexos industriais e em toda e quaisquer aplicações em campo. Desvantagem As limitações de aplicação do processo em superfícies com extrema rugosidade ou micro porosidade. O tempo de desenvolvimento do ciclo total do processo, normalmente mais longo, quando comparados outras técnicas de ensaio. A complexidade geométrica das peças, é um fator limitador de aplicação do ensaio; pode não haver possibilidade de acesso aos locais a serem ensaiados. A dificuldade de documentação e registro dos resultados do ensaio.
11
12
13
14 Capaz de detectar descontinuidades superficiais e sub-superficiais; Sua realização é relativamente simples e rápida; A preparação das peças para o ensaio é simples, não havendo necessidade das possíveis descontinuidades estarem necessariamente abertas à superfície, como no ensaio com líquidos penetrantes; O tamanho e a forma da peça inspecionada tem pouca ou nenhuma influência no resultado. Desvantagem Aplicável apenas aos materiais ferromagnéticos, A forma e a orientação das descontinuidades em relação ao campo magnético interferem fortemente no resultado do ensaio, sendo necessário, em muitos casos, a realização de mais de um ensaio na mesma peça; Muitas vezes é necessária a desmagnetização da peça após a inspeção; Em geral são necessárias correntes elétricas elevadas, que podem causar o aquecimento indesejado das partes examinadas..
15
16
17 Localização precisa das descontinuidades existentes nas peças sem processos intermediários, como, por exemplo, a revelação de filmes; Alta sensibilidade ao detectar pequenas descontinuidades; Maior penetração para detectar descontinuidades internas na peça; Respostas imediatas pelo uso de equipamento eletrônico. Desvantagem Exigência de bons conhecimentos técnicos do operador; Atenção durante todo o ensaio; Obediência a padrões para calibração do equipamento; Necessidade de aplicar substâncias que façam a ligação entre o equipamento de ensaio e a peça (acoplantes).
18
19
20
21
22 A radiografia industrial permite o registro permanente do ensaio realizado, uma vez que no filme permanecem todas as evidências da inspeção de maneira objetiva e incontestável, em relação a outros ensaios que são avaliados de modo subjetivo pelo inspetor. Custo relativamente baixo. Desvantagem As radiações ionizantes que sensibilizam o filme, provenientes tanto dos raios X quanto dos raios gama, são altamente prejudiciais ao ser humano. O ensaio requer cuidados especiais de proteção aos trabalhadores, que são os membros da equipe radiográfica, e aos indivíduos do público, isto é, os que se encontram nas vizinhanças do local onde é feito o ensaio; Cuidados especiais em relação ao meio- ambiente devem ser previstos.
23
24