2° DIA - TRÍDUO DE NATAL.

1 2° DIA - TRÍDUO DE NATAL ...
Author: Valdomiro Furtado Ribeiro
0 downloads 9 Views

1 2° DIA - TRÍDUO DE NATAL

2 Nosso presente para DeusTríduo de Natal 2016 2ª Dia Nosso presente para Deus Os três reis magos!

3 Ritos iniciais Cord. Neste ano o nosso TRÍDUO DE NATAL irá trabalhar sob a perspectiva do PRESENTE, para depararmos com Jesus, Filho de Deus, nosso Rei e Senhor. A fé é um Dom dado por Deus e que nos aproxima d’Ele. É uma dádiva, um mistério. Porém, a razão não pode ser deixada de lado, uma vez que o conhecimento e a ciência também nos leva a encontrar Deus. Sem inteligência ou fé um fiel morre. “A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.” I Cor 13,9.12

4 Deus age assim mesmo com os seus escolhidos; é para lhes testar a fé e aumentar ainda mais os seus méritos. Conosco também é assim quando somos guiados por Deus para fazer sua obra. Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. Será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor” (Is 60,1-6). Os Magos cumpriram esta profecia trazendo o ouro para o Rei, o incenso para o Menino Deus e a mirra porque haveria de morrer “o Cordeiro que tira os pecados do mundo” (João 1,29), e que seria sepultado com mirra. Vamos acender a segunda vela e iniciar o nosso tríduo cantando.

5 Deus Trino de amor Em nome do Pai, em nome do Filho em nome do Espírito Santo estamos aqui. (2x) Para louvar e agradecer bendizer e adorar estamos aqui Senhor ao Teu dispor. Para louvar e agradecer bendizer e adorar Te aclamar Deus Trino de amor.

6 Cord. Depois de ter se manifestado ao povo de Israel, através dos pastores de Belém, Cristo se manifesta ao mundo pagão na pessoa dos Magos que vieram do Oriente e o reconheceram como Deus. São Paulo expressou isso dizendo: L1. “Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas. L2. Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho” (Ef 3, 5).

7 L1. “Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons. E também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. L2. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, e todas as nações hão de servi-lo. Seja bendito o seu Nome para sempre! E que dure como o sol Sua memória! Todos os povos serão Nele abençoados, todas as gentes cantarão o Seu louvor! (Sl 71, 10-17). L3. “Nações que não vos conheciam Vos invocarão e povos que Vos ignoravam acorrerão a Vós” (Is 55, 5). “As nações que criastes virão adorar, Senhor, e louvar Cord. Vosso Nome (Sl 85, 9). “O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça” (Sl 97, 2). Vamos todos juntos fazer a Oração...

8 Oração TODOS: Senhor Jesus, ao iniciar este caminho para Teu Natal, pedimos que nos ajude para que, ao celebrar Teu nascimento, cada um de nós possamos nos aproximar mais de Ti. Que nos renovemos em Tua Palavra, que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos, que o Senhor nos dê a graça de deixarmos tudo aquilo que nos separa de Ti, que tenhamos o valor de reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para convertermos, para que Tu nos transformes com Tua graça.

9 Senhor, derrama em cada um de nós Tua graça e Teu amor para que saibamos corresponder ao Teu amor e cheguemos a Ti com um coração sincero. Senhor, ajuda-nos a voltar a Ti. Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade. Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de Tua presença e do Teu amor. Amém!

10 Aclamemos o Evangelho Aleluia, Aleluia! (2x) Aleluia, Aleluia! (2x) Voz que clama no deserto! Voz que clama no deserto! Preparai-lhe um caminho preparai-lhe um caminho Uma estrada ao Senhor. Uma estrada ao Senhor.

11 Mt 2, 1-12

12 Evangelho segundo São MateusCord.  Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.  A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.  Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Miq 5, 2).

13 Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho. Palavra da salvação! TODOS: Glória a vós Senhor

14 Um novo rei que nasceu São três reis que chegam lá do oriente Para ver um rei que acaba de nascer Dizem que um é branco, o outro, cor de jambo O outro rei é negro e que vieram ver O novo rei que nasceu Igual estrela no céu. (2x) Dizem que uma estrela muito diferente Lá do oriente se podia ver Falam de um cometa, ninguém sabe ao certo Mas pelo deserto eles vieram ter Ao novo rei que nasceu Igual estrela no céu. (2x)

15 E trazem ouro, incenso e mirra Pra festejar o novo rei Que tem poder e majestade Que vem do céu, que é de Deus Que vai sofrer, que vai morrer E que nos libertará. Ao novo rei que nasceu Igual estrela no céu. (3x)

16 Estudo da Palavra

17 Cord. Neste momento vamos ficar atentos a cada palavraCord. Neste momento vamos ficar atentos a cada palavra. Trata-se de um ensinamento, um aprendizado para toda vida. E o que fazemos com aquilo que aprendemos? Como nos sentimos quando nosso conhecimento vai de encontro com o que vivemos? Quando a nossa razão encontra com a fé, fortalece o amor a Deus. L1. Eram pequenos reis soberanos de tribos primitivas do Oriente, Síria ou Pérsia. Os reis Magos eram cultos, conheciam os livros dos judeus e professavam uma religião muita acima do paganismo. L2. Conheciam a ciência dos astros e liam pergaminhos antigos. De alguma forma conheciam a fé do povo judeu, à espera do Messias que traria salvação não só para Israel, mas também para as demais nações. L3. Estes orientais liam sobre o profeta Isaias, “A rainha de Sabá, a fama de Salomão a 900 anos antes de Cristo, e a fé judaica.

18 L1. Eles possuíam os livros dos hebreus deixados no exílio; e neles se falava de um Salvador que nasceria de uma virgem em Israel, e que seria adorado por todas as nações do mundo, e que seria o redentor da humanidade. L2. Neste tempo muitos no Oriente já usavam o astrolábio (instrumento para medir os astros) para conhecer as estrelas e estudavam atentamente o céu. L3. Não é fantasioso imaginar que no mesmo dia do nascimento de Jesus eles possam ter vislumbrado um astro diferente no céu, de uma beleza singular, que os fez concluir que aparecera a “estrela de Jacó”, que se movia do Sul para o Norte, em sentido contrário aos demais astros.

19 L1. Segundo uma tradição esses reis magos simbolizavam as três raças humanas: a amarela, a negra a e branca, descendentes dos três filhos de Noé: Sem (Gaspar), que dizer: “ele vai levado pelo amor”; Cam (Balthazar): “sua vontade é rápida como a flecha e faz a vontade de Deus”; e Jafé (Melchior) “Ele transpõe docilmente”. L2. Pensaram os Magos que o Menino tivesse nascido nessa cidade, razão pela qual perguntaram no palácio: “Onde nasceu o Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-Lo.” (Mt 2, 2) L3. Eles esperavam encontrar Jerusalém exultante e em festa, mas ficaram decepcionados ao perceber que ninguém ali sabia informar sobre o “Rei dos Judeus”.

20 Cord. Certamente um desânimo profundo os abateu; mas a fé e a coragem reviveram em seus pobres corações. Quem acendera no firmamento aquela Estrela brilhante e os trouxera de tão longe, não os abandonaria agora que chegaram. L1. Encontraram e viram o Criador feito Menino, no regaço de Maria, que em sua simplicidade se preparara para receber a singular visita, e, humildemente prostrados a seus pés, cheios de fé e veneração, adoraram-No e se ofereceram a si mesmos juntamente com as suas nações. L2. É incrível que na fé régia os Magos não tivessem se abalado diante da pobreza do Rei dos Judeus. Como pode um rei nascer tão pobre e abandonado?

21 Cord. É um milagre não terem voltado atrás desiludidos; esta é a maior prova de que foram conduzidos por Deus até Belém para em nome dos pagãos de todos os tempos prestarem o culto de adoração ao Menino Deus. L1. Epifania de “festa das luzes” contrapõe à festa pagã do sol invicto, deus dos romanos. Os Magos descobriram no céu os sinais de Deus Comentando a adoração dos reis Magos que vieram do Oriente, diz S. Agostinho: L2.“Ó menino, a quem os astros se submetem! De quem é tamanha grandeza e glória de ter, perante seus próprios panos, Anjos que velam, reis que tremem e sábios que se ajoelham! Quem é este, que é tal e tanto? L3. Admiro de olhar para panos e contemplar o céu; ardo de amor ao ver no presépio um mendigo que reina sobre os astros. Que a fé venha em nosso socorro, pois falha a razão natural.” Cord. Vamos partilhar e contribuir neste momento com as palavras que tocaram o coração.

22 Momento de Reflexão

23 Cristãos, vinde todos! Cristãos, vinde todos, com alegres cantos. Oh! Vinde, oh! Vinde até Belém. Vede nascido, vosso rei eterno. Oh! Vinde adoremos! Oh! Vinde adoremos! Oh! Vinde adoremos o salvador! Humildes pastores deixam seu rebanho e alegres acorrem ao rei do céu. Nós, igualmente, cheios de alegria.

24 O Deus invisível de eterna grandeza, sob véus de humildade, podemos ver. Deus pequenino, Deus envolto em faixas! Oh! Vinde adoremos! Oh! Vinde adoremos! Oh! Vinde adoremos o salvador! Nasceu em pobreza, repousando em palhas. O nosso afeto lhe vamos dar. Tanto amou-nos!Quem não há de amá-lo?

25 Preces TODOS: Cristo, Luz dos povos, ouvi-nos!Cord. Celebramos a manifestação de Jesus a todos os povos, elevemos ao Pai nossas preces, na esperança de que a humanidade inteira acolha a luz da vida e deixe-se abraçar pela glória do Senhor. Digamos juntos: Cristo, Luz dos povos, ouvi-nos! TODOS: Cristo, Luz dos povos, ouvi-nos! 1) Pela Igreja, para que tenha sempre a alegria de levar o Evangelho a todos os povos e o faça por meio da humildade do serviço misericordioso, rezemos ao Senhor. Cristo, Luz dos povos, ouvi-nos! 2) Pela comunidade Claretiano Centro Educacional Stella Maris, para que conheçamos melhor a nossa fé em vista de superar toda dor que nos afasta d’Ele, rezemos ao Senhor.

26 3) Por todos nós aqui reunidos, para que tenhamos sempre a coragem de viver e testemunhar a fé em diversos lugares da nossa vida, rezemos ao Senhor. Cristo, Luz dos povos, ouvi-nos! 4) Para que a Virgem Maria nos ensine a sermos discípulos missionários de Jesus, fiéis testemunhas da Boa Nova da Salvação, rezemos ao Senhor. (outras intenções) TODOS. – Ó Deus, que guiastes com a luz clara do vosso Natal os corações simples e humildes dos reis magos, concedei-nos que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar da sua plenitude no céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

27 Virgem do silêncio Vivias sempre silenciosa, ó Maria. Guardavas tudo meditando com muito amor. Jesus que veio nos trazer a Boa Nova, geraste silenciosamente em teu coração. No Natal nos trouxestes, entre cantos, a alegria de Cristo, Verbo Eterno que veio a nós, Teu Jesus.

28 Virgem silenciosa, tu me ensinas silenciar também Para, no silêncio, Teu menino eu gerar também.Quero só contigo meditar tudo o que a vida me trouxer, para em meus atos proclamar Cristo Jesus.

29 Ritos Finais TODOS: Pai Nosso... Ave Maria... Cord. Santo Antônio Maria Claret. TODOS: Rogai por nós! Cord. Na alegria dos que encontram Cristo nos irmãos. Vamos todos com um abraço desejar a paz!

30 Chegou a hora de sonhar de novo1. Chegou a hora de sonhar de novo, de tornar-se povo e se fazer irmão.  Chegou a hora que ligeiro passa de ganhar a graça para a conversão.    Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração,  Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver.    2. Chegou a hora de viver o Cristo e acreditar que isto é se tornar maior. Chegou a hora de pensar profundo e perceber que o mundo pode ser melhor.    3. Será difícil tantas mãos unidas não fazer da vida um tempo sem igual.  Será difícil, tanto amor e afeto, não tornar concreto o gesto do Natal.