1 Desastre de Mariana Causas, Consequências e CidadaniaTrabalho Sócio Ambiental Estudos Sociais e Ciências Thiago Vianna Nonino - 9º D
2 Índice O Setor de Mineração no Brasil O Desastre de Mariana CausasConsequências Impactos Ambientais Impactos Sociais Impactos Econômicos Ações para Reduzir os Impactos Plano de Ação para Evitar Novas Ocorrências
3 O Setor de Mineração no Brasil Impactos AmbientaisRemoção da vegetação nas áreas de extração; Poluição dos recursos hídricos pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios; Contaminação dos solos por elementos tóxicos; Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras; Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado; Poluição do ar a partir da queima ao ar livre de mercúrio (muito utilizado na extração de minérios); Mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas; Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral; Poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações.
4 A importância do Rio Doce
5 A importância do Rio Doce
6 O Desastre de Mariana Na tarde do dia 5 de novembro de 2015, a barragem de Fundão, que continha rejeitos da extração do minério de ferro, se rompeu, assolando o subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro de mariana, e Paracatu de baixo, deixando 19 vitimas fatais assim como centenas de desabrigados. A barragem de fundão faz parte da mina Germano, controlada pela Samarco (um empreendimento conjunto entre a Vale e a BHP Billiton). Foi construída para acomodar os rejeitos resultantes da extração do minério de ferro. O rompimento dessa barragem é considerado o maior desastre ambiental na historia brasileira. A lama chegou ao rio Doce, que se situa no estado de Minas Gerais e Espirito Santo, chegando até o mar.
7 O Desastre de Mariana
8 Dados do Desastre
9 Causas do Desastre “Não foi acidente. Não foi fatalidade. O que houve foi um erro na operação e negligência no monitoramento” Carlos Eduardo Ferreira Pinto Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais O Ministério Público de Minas Gerais era contrario à renovação da licença de funcionamento da barragem, tendo solicitado a realização de análise de ruptura e um plano de contingência para o caso de riscos ou acidentes. Em fevereiro de 2016, o Ministério Público encaminhou o inquérito contra a Samarco, que pedia a prisão do presidente licenciado Ricardo Vescovi e mais seis pessoas, para a Justiça Federal, considerando que a extensão dos danos configurava "lesão a bem de interesse federal".
10 Causas do Desastre Possíveis Tremores de TerraAs causas do rompimento da barragem da mineradora ainda estão sendo investigadas. A própria Samarco disse que não há confirmação e as investigações e estudos apontarão o que realmente aconteceu. Mas algumas prováveis causas do rompimento foram levantadas por especialistas. Centro de Sismologia da USP registrou 4 tremores de baixa intensidade antes do rompimento Mas, esses tremores apenas causariam rompimento se a barragem já apresentasse problemas Possíveis Tremores de Terra Disposição de rejeitos junto à barragem causando potencial erosivo e pressão sobre a estrutura Disposição inadequada de resíduos Samarco aumentou produção em mais de 15% no ano anterior ao desastre, consequentemente aumentando quantidade de rejeitos, sem que a estrutura tivesse capacidade de recebê-los Aumento insustentável da produção
11 Consequências do Desastre Impactos AmbientaisImpactos na Bacia do Rio Doce Impactos no Ecossistema Marinho Impactos na Cidade de Mariana Contaminação das águas com lama tóxica Mortandade da vida aquática Possível extinção de espécies de peixes: 11 espécies diretamente ameaçadas Crise no abastecimento de água em várias cidades ao longo do rio (por exemplo: Governador Valadares e Baixo Guandú) Contaminação das águas com lama tóxica Interdição de praias para banho Impacto incerto na fauna e flora marinha Contaminação da Reserva Biológica de Comboios Destruição da infraestrutura de Bento Rodrigues Destruição de áreas agrícolas e de preservação permanente da Mata Atlântica
12 Consequências do Desastre Impactos SociaisInfelizmente, não foram apenas os moradores desse distrito que sofreram com as consequências do desastre. Toda a população residente na bacia do Rio Doce – aproximadamente 3 milhões de pessoas – sofreu, e sofrerá por tempo indeterminado, com os danos causados pela deposição de rejeitos no leito do rio. 329 famílias desabrigadas, com desabrigados Os direitos violados: 1) Direito a vida, 2) O direito de procurar um lugar seguro para viver, 3) O direito a suas próprias coisas, 4) Segurança social, 5) Direito a diversão, 6) Direito a educação, 7) Ser tratado com responsabilidade, 8) Ninguém pode nos tirar os nossos direitos! Definição de cidadania: é a prática dos direitos e deveres de um(a) indivíduo (pessoa) em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. Conjunto de direitos, meios, recursos e práticas que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. É, portanto, possível afirmar que a cidadania dos afetados foi violada, uma vez que um cidadão tem direitos invioláveis.
13 Consequências do Desastre Impactos EconômicosImpacto profundo na atividade econômica como pesca, comércio, turismo Prejuízo econômico de mais de R$ 1,2 bilhão apenas em MG Segundo prefeito de Mariana, 80% da arrecadação da cidade vem da atividade mineradora. São R$ 9 milhões por mês só com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com a paralisação da Samarco, programas sociais como a Escola Integral, estão ameaçados.
14 Ações para reduzir os impactosAções Emergenciais Ações de Longo Prazo Ações de Redução de riscos de novas ocorrências Ação de socorro e buscas de desaparecidos por Defesa Civil, Exército e FAB Antecipação do Bolsa Família e liberação de FGTS Fornecimento emergencial de água Força-tarefa para salvar animais ameaçados Monitoramento de águas Coordenação de doações Remoção de resíduos e rejeitos Instalação de sirenes de emergência Indenização às famílias Reconstrução de moradias em áreas apropriadas Obras de reforços nas barragens Recuperação de vegetação nas margens do rio Veto a barragens do tipo da Samarco Multas ambientais mais severas Maior fiscalização
15 Ações para reduzir os impactos Fundação RenovaA Fundação Renova tem a missão de implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais. Os programas estão reunidos em duas principais frentes: socioambiental e socioeconômica.