1 Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson
2 ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIROAté a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de- açúcar, café, cacau, etc.) A industrialização brasileira incentiva a modernização do campo, gerando êxodo rural, além da busca de novas oportunidades que a cidade proporcionava. O Brasil possui um significativo mercado interno, sendo também grande exportador mundial de produtos agropecuários.
3 ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIROO Brasil caracteriza-se pelo Agrobusiness ou agronegócio que é o conjunto de atividades que engloba desde o fornecimento de insumos e bens até a produção agropecuária, o processamento e a transformação das matérias-primas, destinados à distribuição e ao consumo interno e externo. A expansão das grandes áreas agrícolas modernas com objetivo de exportação, aumentou a concentração fundiária, expulsando pequenos proprietários que produzem para o mercado interno. O Brasil apresenta contrastes como a agricultura moderna e de subsistência, latifúndios improdutivos e pequenas propriedades, pecuária moderna e tradicional.
4
5 Brasil - regiões Nordeste – Cana-de-açúcar, banana, uva, cacau, frutas tropicais, produção de mel e caprinos; sofre escassez de chuvas; Sudeste – Café, Cana-de-açúcar, laranja e frutas, cinturão verde (grandes cidades), bovinos e avicultura. Agricultura moderna; Centro-Oeste – Soja, algodão, bovinos, milho, sorgo e cana-de-açúcar. Celeiro do Brasil, problemas ambientais (Cerrado, Amazônia); Sul – arroz, milho, feijão, trigo, tabaco, avicultura e pecuária; Intensivo x extensivo; Norte – cacau, mandioca, soja e bovinos – questões ambientais. Fronteira em expansão.
6 Os dados mostram mudanças estruturais da economia brasileira.A expansão do agronegócio Setor agropecuário Década de 1950 25% do PIB 70% da PEA Em 2015 21,4% do PIB 17% da PEA Os dados mostram mudanças estruturais da economia brasileira.
7 Como efeitos imediatos desse processo tivemos: a ampliação da produtividade da terra e o êxodo rural. Do ponto de vista da produção os complexos agroindistriais se apresentam: Unidades empresariais – emprego de assalariados, Dominam a produção de açúcar e álcool de cana; soja, algodão, café e pecuária bovina/corte. Unidades familiares – trabalho familiar. Dominam a produção de frutas, hortaliças, suínos, gado leiteiro, aves, etc.
8 Principais Características
9 Cana-de-açúcar
10 As grandes culturas comerciais
11
12
13 Arroz
14 Café
15
16
17 Fumo
18 Duas faces da produção de carnesCarne bovina Carne suína e de aves Grandes estabelecimentos empresariais. Estabelecimentos familiares São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul Região Sul, Goiás
19
20 EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO - 2016PRODUTO SOJA (GRÃO) AÇUCAR CARNE DE FRANGO FARELO DE SOJA CELULOSE CARNE BOVINA CAFÉ PRODUTO FERTILIZANTES TRIGO ARROZ FEIJÂO FRUTAS (MAÇA, LIMÃO, ETC.)
21 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de 1970/80 A fronteira agrícola Década de 1960 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de 1970/80 Amazônia (MA,TO,RO,MT,PA)
22
23 ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO BRASILEntrega de grandes quantidades de terra no período colonial; Lei de Terras – 1850; Estatuto da Terra – 1964; Movimentos Sociais – MST, Associações de Agricultura Familiar, Pequenos Produtores, Atingidos por Barragens, Quilombolas, etc.
24
25
26 ESTÃO NO CAMPO Boia-fria – trabalhador temporário do campo que habita a periferia das cidades, ocupando-se das atividades agrícolas, principalmente no período das colheitas; Arrendatário – lavrador que aluga a terra para produzir. O arrendatário vende sua produção e paga ao proprietário o aluguel da terra; Meeiro – trabalhador que oferece sua mão-de-obra para trabalhar a terra de alguém, dividindo parte da sua produção com o proprietário; Posseiro – aquele que se ocupa de terras devolutas ou particulares, (usucapião); Grileiro – aquele que se apropria da terra com a falsificação de documentos.