1 Exercícios de contração de textoO RESUMO Exercícios de contração de texto
2 Sublinhe as palavras ou expressões que, nestas frases, seriam suprimidas no resumo :a) «Nos bufetes, são precisamente os produtos desaconselhados que são abundantes e promovidos junto dos estudantes.» b) «Ou seja, exatamente tudo aquilo que está disponível nos ditos bufetes !» c) «É preciso alterar mesmo o sistema alimentar nas escolas …» d) «Só para dar uma ideia, apenas uma das 20 visitadas tinha fruta para venda.» e) «Outro aspeto importante que se pode salientar é que nenhuma das 20 escolas visitadas tinha ações educativas de alimentação.» (frases transcritas de «Bufetes escolares» de Isabel Martim)
3 a) «Nos bufetes, são precisamente os produtos desaconselhados que são abundantes e promovidos junto dos estudantes.» b) «Ou seja, exatamente tudo aquilo que está disponível nos ditos bufetes!» c) «É preciso alterar mesmo o sistema alimentar nas escolas …» d) «Só para dar uma ideia, apenas uma das 20 visitadas tinha fruta para venda.» e) «Outro aspeto importante que se pode salientar é que nenhuma das 20 escolas visitadas tinha ações educativas de alimentação.»
4 Resuma cada uma destas sequências de nomes :A) pão, bolo, «croissant», massa, «donuts» B) chocolates, chupas, bolos com creme, chicletes, rebuçados C) batatas fritas, tiras de milho, pastéis, empadas, chouriços, salsichas D) chouriço, alheira, morcela, salpicão, salsicha E) chouriço, alheira, morcela, salpicão, mortadela, paio, fiambre
5 a) Farináceos b) Alimentos açucarados c) Alimentos gordurosos d) Enchidos e) Produtos de charcutaria
6 Resuma as frases abaixo, seguindo as instruções fornecidas :A) «Cozia-a e comia-lhe os olhos, e a língua, e o pescoço, e os miolos, e a mim dava-me os ossos roídos.» (evite a enumeração e as repetições) B) «Cinco reais de carne era quanto costumava comer ao jantar e à ceia.» (aproveite o imperfeito, para suprimir o verbo «costumar») C) « … como é costume dizer-se, mas que levasse o doente deste mundo.» (suprima a expressão enfática) D) «e estas bem me parece que as matei eu, ou melhor dizendo, morreram por minha intimação.» (suprima a expressão explicativa)
7 a) Cozia-a, comia-a toda, e dava-me os ossos roídosa) Cozia-a, comia-a toda, e dava-me os ossos roídos. b) Cinco reais de carne era quanto comia ao jantar e à ceia Comia cinco reais de carne às refeições. c) mas que levasse o doente deste mundo. … mas que matasse o doente. d) e estas parece-me que as matei eu, morreram por minha intimação. E estas morreram a meu pedido.
8 Texto para resumir Os ratos fizeram entre si uma grande e útil consulta, querendo dar remédio à perseguição que lhes faziam os gatos, pois raramente lhes escapavam das unhas afiadas. Só nos últimos dois dias tinham sido apanhados o Bigodes, o Vargas, o Pastelão, a Lídia dos Sorrisos, e mais alguns. Dando cada qual seu parecer, acordaram que se deitasse um grande chocalho no pescoço dos gatos, e com isto os não tomariam de descuidados, pois ao som do chocalho se poriam em segurança, ou se acautelariam. Estando contentes todos com a traça, que lhes parecia boa, respondeu um mais autorizado e velho : - E qual há-de ser o primeiro da companhia que se atreva a deitar esse chocalho ? Aqui calaram e pasmaram todos. Teófilo Braga, Contos Tradicionais do Povo Português (adaptado)
9 Ideias / factos principaisOs ratos fizeram entre si uma grande e útil consulta, querendo dar remédio à perseguição que lhes faziam os gatos, pois raramente lhes escapavam das unhas afiadas. Só nos últimos dois dias tinham sido apanhados o Bigodes, o Vargas, o Pastelão, a Lídia dos Sorrisos, e mais alguns. Dando cada qual seu parecer, acordaram que se deitasse um grande chocalho no pescoço dos gatos, e com isto os não tomariam de descuidados, pois ao som do chocalho se poriam em segurança, ou se acautelariam. Estando contentes todos com a traça, que lhes parecia boa, respondeu um mais autorizado e velho : - E qual há-de ser o primeiro da companhia que se atreva a deitar esse chocalho ? Aqui calaram e pasmaram todos.
10 Os ratos fizeram entre si uma grande e útil consulta, querendo dar remédio à perseguição que lhes faziam os gatos, pois raramente lhes escapavam Acordaram que se deitasse um grande chocalho no pescoço dos gatos, pois ao som do chocalho se poriam em segurança. Estando contentes todos, respondeu um mais autorizado e velho : E qual há-de ser o primeiro a deitar esse chocalho ? Aqui calaram e pasmaram todos.
11 Texto resumido Os ratos reuniram-se, para acabar com a perseguição dos gatos, que os devoravam. Decidiram pôr um chocalho no pescoço dos gatos, pois ao som deste se poriam em fuga. Mas um rato mais vivido perguntou qual deles se atrevia a pôr o chocalho. Ficou sem resposta.