1 MAPEAMENTO DE RISCOS
2 Definições Definições MAPEAMENTO DE RISCOS O MAPEAMENTO DE RISCO é um levantamento dos locais de trabalho apontando os riscos que são sentidos e observados pelos próprios trabalhadores de acordo com a sua sensibilidade.
3 A norma considera como riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos, além de riscos ergonômicos e riscos de acidentes, existentes nos locais de trabalho e que venham a causar danos à saúde dos trabalhadores. MAPEAMENTO DE RISCOS
4 Riscos físicos:
5 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos físicos: Ruído, Vibrações, radiação ionizante (raio-x, alfa, gama) radiação não- ionizante (radiação do sol, radiação de solda), temperaturas extremas (frio / calor), pressões anormais e umidade.
6 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos físicos: RUÍDO O ruído é definido como um som indesejável, produto das atividades diárias da comunidade. O som representa as vibrações mecânicas da matéria através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.
7 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos físicos: VIBRAÇÃO É qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, do tipo senoidal ou irregular, quando não segue um padrão determinado
8 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos físicos: RADIAÇÃO IONIZANTE é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.radiaçãoenergiaionizarátomosmoléculas Pode danificar nossas células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer)câncer
9 MAPEAMENTO DE RISCOS Saiba Mais ! Radiação Ionizante: partícula ou onda eletromagnética que ao interagir com a matéria, ioniza direta ou indiretamente seus átomos ou moléculas
10 MAPEAMENTO DE RISCOS Radiação Não-Ionizante Ao contrário da anterior, não tem poder de ionização. Apenas podem ativar todo o conjunto de átomos que recebem esta carga de energia.
11 MAPEAMENTO DE RISCOS
12 Saiba Mais! Radiação Não-Ionizante Conforme a sua freqüência podem ser apenas refletidas, absorvidas sem conseqüências, a medida que aumentam fazem contrações cardíacas, debilitação do sistema nervoso central e como efeitos agudos causam catarata ou até mesmo a morte. Fator determinante é o tempo de exposição.
13 MAPEAMENTO DE RISCOS Temperaturas extremas –FRIO –CALOR
14 MAPEAMENTO DE RISCOS Pressões Anormais Hipobárica: quando o homem está sujeito a pressões menores que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem a elevadas altitudes. (coceira na pele, dores musculares, vômitos, hemorragias pelo ouvido e ruptura do tímpano) Hiperbárica: quando o homem fica sujeito a pressões maiores que a atmosférica. (mergulho e uso de ar comprimido).
15 MAPEAMENTO DE RISCOS Umidade Faixa de conforto a que corresponde à temperatura de 22 a 26 º C e umidade relativa do ar entre 45 e 50 %.
16 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos Químicos
17 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos Químicos Riscos químicos são: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, etc.
18 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos Químicos Aerossóis:podem ser encontrados na forma de gases e vapores, ou na forma de partículas. As partículas quando dispersas na atmosfera possuem estabilidade de suspensão e dividem-se em: –PoeirasFumos –NévoasNeblinas
19 MAPEAMENTO DE RISCOS Poeiras Aerossóis sólidos formados por desagregação mecânica de corpos sólidos. As partículas geradas tem em geral diâmetros maiores que um mícron –Poeiras minerais –Poeiras de madeira –Poeira em geral
20 MAPEAMENTO DE RISCOS Fumos Aerossóis sólidos formados por condensação de vapores, geralmente metálicos. As partículas geradas tem em geral diâmetros maiores que um mícron –Fumos de solda
21 MAPEAMENTO DE RISCOS Névoas Aerossóis constituídos por partículas líquidas, independente da natureza e do diâmetro das partículas, formadas por desagregação mecânica de corpos líquidos. –Névoa de tinta
22 MAPEAMENTO DE RISCOS Neblina Aerossóis líquidos, formados por condensação de vapores.
23 MAPEAMENTO DE RISCOS Vapores São substâncias que se encontram no estado gasoso como resultado de algum tipo de alteração no seu estado normal e temperatura ambiente.
24 MAPEAMENTO DE RISCOS Gases Não possuem formas e volumes próprios e tendem a se expandir indefinidamente. À temperatura ordinária, mesmo sujeitos à pressão fortes, não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido. –GLP, oxigênio
25 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos biológicos
26 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos biológicos Microorganismos indesejáveis: bactérias (antraz), fungos (parasitas), protozoários, bacilos (bacilo de Kock)
27 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos ergonômicos
28 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos ergonômicos Local de trabalho inadequado (anti- ergonômico), levantamento e transporte de pesos sem meios auxiliares corretos, postura inadequada.
29 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos de acidentes
30 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos de acidentes Variados (falta de iluminação, probabilidade de incêndio, explosão, piso escorregadio, armazenamento, arranjo físico e ferramenta inadequados, máquina defeituosa, mordida de cobra, aranha, escorpião).
31 MAPEAMENTO DE RISCOS Por Que Fazer ? Estes riscos podem prejudicar o bom andamento da seção, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de Estes riscos podem prejudicar o bom andamento da seção, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta. forma correta.
32 MAPEAMENTO DE RISCOS Dificuldade ? de capacidade, informação e subsídios técnicos para identificar, avaliar e controlar os riscos existentes dentro de seus processo produtivos. A maior dificuldade das empresas no mapeamento dos riscos ambientais, está na falta de capacidade, informação e subsídios técnicos para identificar, avaliar e controlar os riscos existentes dentro de seus processo produtivos. Os MAPAS DE RISCO, devem ser refeitos a cada gestão da CIPA.
33 MAPEAMENTO DE RISCOS Para a empresa: Benefícios Para a empresa: Facilita a administração da prevenção de acidentes e de doenças do trabalho; Ganho da qualidade e produtividade; Aumento de lucros diretamente; Informa os riscos aos quais o trabalhador está expostos, cumprindo assim dispositivos legais.
34 MAPEAMENTO DE RISCOS Benefícios Para os trabalhadores Propicia o conhecimento dos riscos que podem estar sujeitos os colaboradores; Fornece dados importantes relativos a sua saúde; Conscientiza quanto ao uso dos EPI´s.
35 MAPEAMENTO DE RISCOS Informações Informações ? Os MAPAS DE RISCO contém, ainda informações como o número de trabalhadores expostos ao risco e especificação do agente. (Ex.Local laboratório: químico - ácido clorídrico - 5 colaboradores).
36 MAPEAMENTO DE RISCOS Representação gráfica do MAPA DE RISCOS O mapa de riscos é representado graficamente, através de círculos de cores (conforme tabela anexa) e tamanhos proporcionalmente diferentes (riscos pequeno médio e grande), sobre o Layout da empresa e deve ficar afixado em local visível a todos os trabalhadores.
37 MAPEAMENTO DE RISCOS Para fazer o layout. –Dica: Utilizando ferramentas de desenho no Word ou PowerPoint, inserir linhas e na opção formatar auto forma definir o tamanho. Para inserir círculos –Dica: Utilizando ferramentas de desenho (auto formas) no Word ou PowerPoint, inserir círculos e semicírculos e na opção formatar auto forma definir o tamanho e a cor.
38 MAPEAMENTO DE RISCOS Saiba Mais ! DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR, - portaria nº 26, de 06 de maio de 1998, A FALTA DO MAPA DE RISCO OCASIONA MULTAS PESADAS, POR EXEMPLO: Uma empresa com 01 a 250 empregados pode pagar uma multa variando de 630 a 1.241 ufir. Uma empresa com 250 a 500 empregados pode pagar uma multa entre de 1.242 a 1.374 ufir. Uma empresa com 501 a 1.000 empregados pode pagar uma multa entre 1.375. A 1.646 ufir
39 MAPEAMENTO DE RISCOS Riscos Ergonômicos Riscos Químicos Riscos Físicos Riscos de Acidentes Riscos Biológicos
40 MAPEAMENTO DE RISCOS 01 - Cores usadas no Mapa de Risco e Tabela de Gravidade 01 - Cores usadas no Mapa de Risco e Tabela de Gravidade Tabela de Gravidade Tabela de Gravidade 01 - Cores usadas no Mapa de Risco e Tabela de Gravidade 01 - Cores usadas no Mapa de Risco e Tabela de Gravidade Tabela de Gravidade Tabela de Gravidade 01 - Cores usadas no Mapa de Risco e Tabela de Gravidade 01 - Cores usadas no Mapa de Risco e Tabela de Gravidade Tabela de Gravidade Tabela de Gravidade Etapas de elaboração a) conhecer o processo de trabalho no local analisado: - os trabalhadores: número,sexo,idade,treinamentos profissionais e de segurança e saúde, jornada, - os instrumentos e materiais de trabalho, - as atividades exercidas,o ambiente.
41 MAPEAMENTO DE RISCOS b) identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificação da tabela 1,
42 MAPEAMENTO DE RISCOS TABELA DOS RISCOS AMBIENTAIS c) identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia: medidas de proteção coletiva medidas de organização do trabalho medidas de proteção individual; medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouro, refeitório, área de lazer
43 MAPEAMENTO DE RISCOS d) identificar os indicadores de saúde: queixas mais freqüentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos. acidentes de trabalho ocorridos, doenças profissionais diagnosticadas,
44 MAPEAMENTO DE RISCOS O tamanho do círculo representa o grau do risco. (Segundo a portaria ministerial, o risco pequeno é representado menor, o médio por um círculo médio e o grande, por um círculo maior.) E a cor do círculo representa o tipo de risco, conforme a Tabela mostrada.
45 MAPEAMENTO DE RISCOS AGENTES DE RISCOS PEQUENOMÉDIOGRANDE Físicos, Químicos e Biológicos quando os agentes existem no ambiente, mas de concentração ou intensidade tal que a capacidade de agressão às pessoas possa ser considerada desprezível. quando as condições agressivas dos agentes estiverem abaixo dos limites toleráveis para as pessoas, mas ainda causam desconforto - com ou sem proteção individual ou coletiva. quando a concentração, intensidade, tempo de exposição etc. estejam acima dos limites considerados toleráveis pelo organismo humano e não há proteção individual ou coletiva eficiente. quando não existem dados precisos sobre concentração, intensidade, tempo de exposição etc., e, comprovadamente, os agentes estejam afetando a saúde do trabalhador, mesmo que existam meios de proteção individual e coletiva. Ergonômicospodem ser considerados trabalhos que cansam, com pouca probabilidade de afetar a pessoa. podem ser consideradas as situações citadas no item seguinte, quando ocasionais. quando for flagrante: trabalho permanente e excessivamente pesado; postura totalmente em desacordo com a posição e movimentos normais do corpo, em longos períodos; jornada de trabalho com muitas horas extras; serviços com movimentos rápidos e repetitivos por longos períodos. de Acidentes (mecânicos) podem ser considerados os trabalhos que não se aproximam os trabalhadores de pontos agressivos, como, por exemplo, em máquinas automáticas. podem ser consideradas as características dos meios e dos processos e trabalho que expõem as pessoas em perigo, com pouca probabilidade de lesões sérias. quando forem evidentes casos que podem causar lesões sérias como: máquinas, equipamentos, plataformas, escadas etc, que estiverem desprovidos dos meios de segurança; arranjo físico for ou estiver de tal forma a comprometer seriamente a segurança das pessoas; ferramentas manuais forem ou estiverem visivelmente comprometendo a segurança dos usuários; o armazenamento ou transporte de materiais forem desordenados e visivelmente inseguros.
46 MAPEAMENTO DE RISCOS Risco Grande Risco MédioRisco Pequeno Cada círculo deve ser colocado naquela parte do mapa que corresponde ao lugar onde existe o problema. Caso existam, num mesmo ponto de uma seção, diversos riscos de um só tipo por exemplo, riscos físicos: ruído, vibração e calor não é preciso colocar um círculo para cada um desses agentes.
47 MAPEAMENTO DE RISCOS Diversos tipos de risco num mesmo ponto: Fagulhas Cortes Ruído Calor Gases Poeira Postura Incorreta Monotonia
48 MAPEAMENTO DE RISCOS Quando um risco afeta a seção inteira exemplo: ruído, uma forma de representar isso no mapa é colocá-lo no meio do setor e acrescentar setas nas bordas, indicando que aquele problema se espalha pela área toda. veja como fica:
49 MAPEAMENTO DE RISCOS 0 Relatório para a direção da empresa Concluída a elaboração do mapa, a CIPA deve preencher os quadros abaixo do Anexo 1 com os riscos encontrados e encaminhá-los para a diretoria da empresa, que deverá se manifestar dentro de 30 dias a partir da data do recebimento desses documentos.
50 MAPEAMENTO DE RISCOS RELATÓRIO DOS RISCOS ENCONTRADOS (preencher um conjunto para cada departamento / setor) Departamento / setor:.................................................................................................. Nº de funcionários: Masc.:............ Fem.:................. Total:........................... GRUPO I – RISCOS QUÍMICOS RiscosFonte GeradoraNºno MapaProteção Individual / coletiva Recomendações Gases e vapores Poeira Fumos Névoas Neblinas Outros Departamento / setor:.................................................................................................. Nº de funcionários: Masc.:............ Fem.:................. Total:........................... GRUPO I – RISCOS QUÍMICOS RiscosFonte Geradora Nºno MapaProteção Individual / coletiva Recomendaçõe s Gases e vapores Poeira Fumos Névoas Neblinas Outros
51 MAPEAMENTO DE RISCOS GRUPO II - RISCOS Físicos Agentes/ VaporesNº no MapaFonte Geradora Proteção Individual / coletiva Recomendações Ruído Vibrações Radiações ionizantes Radiações não ionizantes Pressões anormais Temperaturas externas iluminação deficiente Umidade Outros
52 MAPEAMENTO DE RISCOS GRUPO III-RISCOS BIOLOGICOS Agentes /RISCOSNº no MapaLocalRecomendações Vírus Bactérias Protozoários Fungos Maciços Parasitas Escorpionismo Ofidismo Insetos Outros
53 MAPEAMENTO DE RISCOS GRUPO IV - RISCOS ERGONÔMICOS Agentes/RiscosNº no MapaFunção / LocalRecomendações Trabalho físico pesado Postura incorreta Treinamento inadequado / inexistente Trabalho em turnos e noturnos Atenção e responsabilidade Monotonia Ritmo excessivo Outros
54 MAPEAMENTO DE RISCOS GRUPO V - RISCOSDE ACIDENTES (MECÂNICOS) Agentes / RiscosNº no Mapa SIM / NÃO Descrição do Problema Recomendaç ões Arranjo Físico Máquinas e equipamentos Ferramentas manuais defeituosas, inadequadas ou inexistentes Eletricidade Sinalização Perigo de incêndio ou explosão Transporte de materiais Edificações Armazenamento inadequado outros
55 MAPEAMENTO DE RISCOS Questionário O questionário abaixo é usado para facilitar o levantamento dos riscos, se a CIPA considerar necessário.
56 MAPEAMENTO DE RISCOS 1 Grupo Agentes Químicos 01. Existem produtos químicos na seção? Quais? 02. Existem emanações de gases, vapores, névoas, fumos, neblinas e outros? De onde são provenientes? 03. Como são manipulados os produtos químicos? 04. Existem equipamentos de proteção coletiva na seção? Quais? 05. Estes equipamentos são eficientes? Se não forem eficientes, indique as causas.
57 MAPEAMENTO DE RISCOS 1Grupo Agentes Químicos 06. Quais são os Equipamentos de Proteção Individual EPIs utilizados na seção? 07. Existem riscos de respingos na seção? Por quê? 08. Existe risco de contaminações? Através de quê? 09. Usam óleos/graxas e lubrificantes em geral? 10. Usam solventes? Quais? 11. Sobre os processos de fabricação existem outros fiscos a considerar? Observações complementares: Recomendações:
58 MAPEAMENTO DE RISCOS 2Grupo Riscos Físicos 01. Existe ruído constante na seção? 02. Existe ruído intermitente na seção? 03. Indique os equipamentos mais ruidosos: 04. Os funcionários utilizam protetor de ouvidos ? 05. Existe calor excessivo na seção?
59 MAPEAMENTO DE RISCOS 2 Grupo Riscos Físicos 06. Existem problemas com o frio na seção? 07 Existe radiação na seção? Onde? 08. Indique os pontos deficientes: 09. Existem problemas de vibrações? Onde? 10. Existe umidade na seção? 11. Existem Equipamentos de Proteção Coletiva na seção? Eles são eficientes? Se hão, indique as causas: Observações complementares: Recomendações;
60 MAPEAMENTO DE RISCOS 3 Grupo Riscos Biológicos 01. Existe problema de contaminação por vírus, bactérias, protozoários, fungos e bacilos na seção? 02. Existe problema de parasitas? 03. Existe problema de proliferação de insetos? Onde? 04. Existe problema de aparecimento de ratos? Onde? 05. Existe problema de mau acondicionamento de lixo orgânico? Observações complementares: Recomendações;
61 MAPEAMENTO DE RISCOS 4 Grupo Riscos Ergonômicos 01. 0 trabalho exige esforço físico pesado? 02. Indique as funções e o local relativos a esforços físicos. 03. 0 trabalho é exercido em postura incorrera? 04. Indique as causas da postura incorreta. 05. 0 trabalho é exercido em posição incômoda?
62 MAPEAMENTO DE RISCOS 4 Grupo Riscos Ergonômicos 06. Indique a função, o local e equipamentos ou objetos relativos à posição incomoda. 07. 0 ritmo de trabalho é excessivo? Em que funções? 08. 0 trabalho é monótono? Em que funções? 9. Há excesso de responsabilidade ou acúmulo de função? Sim ( ) Não ( ) 10. Há problema de adaptação com EPIs? Quais?
63 MAPEAMENTO DE RISCOS 5 - Grupo Riscos de Acidentes (Mecânicos) 01 - Com relação ao arranjo físico, os corredores e passagens estão desimpedidos e sem obstáculos? 02 - Indique os pontos onde aparecem estes problemas. 03. Os materiais ao lado das passagens estão convenientemente arrumados? 04 - Os produtos químicos estão convenientemente guardados? 05 - Os serviços de limpeza são organizados na seção?
64 MAPEAMENTO DE RISCOS 5 - Grupo Riscos de Acidentes (Mecânicos) 06 - 0 piso oferece segurança aos trabalhadores? 07 -Existem chuveiros de emergência e lava olhos na seção? 08 -Com relação a ferramentas manuais, estas são usadas em bom estado? Onde? 09 - As ferramentas utilizadas são adequadas? 10 - As máquinas e equipamentos estão em bom estado? Se não, indique os problemas e identifique função / local.
65 MAPEAMENTO DE RISCOS 5 - Grupo Riscos de Acidentes (Mecânicos) 11 - As máquinas estão em local seguro? 12 -0 operador para as máquinas para lubrificá-las? Se não, explique por quê. 13. 0 betão de parada de emergência da máquina é visível e está em local próximo ao operador? Indique as máquinas onde o botão de parada está longe ou não funciona. 14. A chave geral das máquinas é de fácil acesso? 15. Indique outros problemas de acionamento ou desligamento de equipamentos.
66 MAPEAMENTO DE RISCOS 5 - Grupo Riscos de Acidentes (Mecânicos) 16. As máquinas têm proteção (nas engrenagens, corretas, polias, contra estilhaços)? Indique os equipamentos e máquinas que necessitam de proteção. 17. Os operadores param as máquinas para limpá-las, ajustá-las ou consertá- las? se não, explique por quê. 18. Os dispositivos de segurança das máquinas atendem às necessidades de segurança? se não, indique os casos. 19. Nas operações que oferecem perigo os operadores usam EPIs? 20. Quanto aos riscos com eletricidade, existem máquinas ou equipamentos com fios soltos sem isolamento? Indique onde.
67 MAPEAMENTO DE RISCOS 5 - Grupo Riscos de Acidentes (Mecânicos) 21. Os interruptores de emergência estão sinalizados (pintados de vermelho)? Indique onde falta. 22. Existem cadeados de segurança nas caixas de chaves elétricas, ao operar com alta tensão? Indique onde falta. 23. A iluminação é adequada e suficiente? 24. Há instalações elétricas provisórias? Indique onde. 25. Indique pontos com sinalização insuficiente ou inexistente.
68 MAPEAMENTO DE RISCOS 5 - Grupo Riscos de Acidentes (Mecânicos) 26. Quanto aos transportes de materiais, indique o meio de transpor te e aponte os riscos. 27. Quanto à edificação, existem riscos aparentes? onde? Observações complementares: Recomendações:
69 MAPEAMENTO DE RISCOS
70
71
72
73
74
75 MUITO OBRIGADO