1 Produto e Engenharia O Yin e o Yang de uma empresa de TecnologiaJanet Baireva e Bernardo Carneiro Abril 2017
2 O Yin e o Yang Na filosofia chinesa, Yin e Yang são descritos como forças aparentemente opostas ou contrárias mas que na realidade são complementares, interconectadas e interdependentes no mundo natural. Yin e Yang podem ser consideradas como forças que interagem para formar um sistema dinâmico em que o todo é melhor do que cada parte sozinha.
3 Ou você tem os dois ou você não tem nadaProduto Responsável por definir o que construir Tecnologia Responsável definir como construir O Yin e Yang de Produto e Tecnologia devem sempre ser o foco das empresas de Tecnologia, a harmonia dos dois é fundamental.
4 Contudo, no passado isso parecia mais com...
5 Tínhamos muitos desafiosProblemas de dimensionamento técnico. Engenharia apenas “apagando fogo”. Times frustrados com a incapacidade de entregar valor ao usuário. Baixa confiança. Baixo engajamento / empatia / sentimento de dono.
6 Como nós resolvemos isso? Quais as lições aprendidas?
7 Mudanças na organização de Produto e Tecnologia
8 times autônomos e multifuncionais
9 Os times da OLX Crescimento Monetização Enablers Chat Produtos pagosExperimentacao Busca de conteúdo Pro tools/ Feeds Ferramentas Internas Data Qualidade e Segurança Publicidade Infra Ads Sales Tech Tools Accounts
10 Duplas superpoderosas
11 OKRs trimestrais: objetivos e resultados-chaveCultura de resultados. Foco e ferramenta para definir prioridades Autonomia e sentimento de Dono.
12 O perfil dos engenheiros mudaramConhecimento técnico Comunicação e liderança Faz acontecer Impacto
13
14 Papel do P.O. mudou Priorizar a aprendizagem em vez das entregas.Gerar impacto como facilitador. Considerar cada decisão uma hipótese. Background de engenharia e/ou analítico.
15 A forma como tomamos decisões mudouProblema Hipóteses Métricas de Sucesso
16 A maneira como olhamos para nossos usuários mudouFeedback qualitativo dos usuários é a chave para validar as nossas hipóteses
17 Nosso escritório mudouAutonomia, Inovação e Colaboração são #VALORES fundamentais e fazem parte da #CULTURA da OLX
18 Próximos desafios Como dobrar o time.Como criar uma empresa de tech world-class no Rio. Como se preparar para um crescimento maior – 85% de Brasileiros ainda não venderam nada online . Como resolver um problema para a massa e para 1% dos usuários .
19 A OLX hoje é uma empresa de tecnologiaSomos quase 500 funcionários Big data Engenharia Produto 10 pessoas 60 pessoas 20 pessoas
20 E o melhor ainda está por vir!84% Estão dispostos a vender ítens sem uso. R$ 4.200,00 91% É a média em produtos sem uso que o internauta brasileiro tem em casa que poderiam ser vendidos. Internautas brasileiros têm alguma coisa sem uso
21 Obrigado!